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Alimentos sazonais, frutas e legumes da época.

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Tudo o que pomos no nosso prato tem um impacto na nossa alimentação que não devemos subestimar. A forma como os produtos são cultivados, transformados, embalados, transportados ou mesmo cozinhados afeta diretamente, o nosso bem-estar e a saúde do planeta. Mudar hábitos alimentares é o primeiro passo para uma vida mais saudável. Optar por produtos frescos, locais e frutas e legumes da época é uma excelente forma de instigar essa mudança. Aqui ficam das razões porque, e como, deve começar.

 

Porquê optar por alimentos sazonais.

São muitas as vantagens de consumir frutas e legumes da época, sobretudo quando estes são cultivados de forma consciente e não fizeram centenas de quilómetros até chegar ao nosso prato. Consumir produtos frescos, provenientes de agricultura biológica e, tanto quanto possível, regionais é um primeiro passo para uma alimentação mais saudável e consciente. Enquanto consumidores, esta é uma decisão que, em certa medida, nos conecta com a Natureza. Além disso, se há coisa que a Natureza tem é um equilíbrio e balanço muito próprio, pelo que a ingestão de frutas e legumes da época garante, coincidentemente, o nosso corpo mais precisa a altura do ano.
Não será nenhuma surpresa dizer que uma alimentação sazonal, com frutas e legumes da época, será tendencialmente mais saborosa. Ao mesmo tempo, o consumo de produtos cheios de vitaminas, minerais e antioxidantes, protege-nos das agressões externas e fortalece o nosso organismo. Para tirar o maior partido destes valiosos aliados da saúde (antioxidantes, minerais e vitaminas), é importante eleger os alimentos mais frescos, livres de químicos e, no caso das frutas, ingerir sempre que possível a casca, bem lavada.

 

Quais as frutas e legumes da estação?

Como já referimos, a Natureza não brinca em serviço e põe à disposição os alimentos essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo a cada estação. No outono e no inverno, com a chegada do frio e a falta de sol, o nosso corpo reclama mais vitaminas e o nosso sistema imunitário precisa de um reforço. É altura de privilegiar as abóboras, as couves, couves-flor e brócolos assim como as raízes (nabos, cenouras, beterrabas) ou alimentos mais calóricos como os figos, as castanhas ou as nozes. Ah, e é preciso não esquecer todos os frutos ricos em vitamina C como os kiwis ou os citrinos (laranjas, tangerinas, clementinas). Na primavera ou no verão, há que tirar proveito da abundância de antioxidantes presentes nos frutos vermelhos como os morangos, os mirtilos ou as framboesas. Numa época em que o calor aperta, o nosso organismo pede água e é nessa altura que os tomates, os melões, melancias ou pepinos nos dão a hidratação que tanto precisamos.

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