pt-pt

Hortas no telhado com assinatura Noocity.

hortas_no_telhado_rooftop_garden_potager_sur_les_toits_01

De acordo com Laurie Schoeman, diretora do New York Sun Works, existem quase 60.000 m2 de terraços desaproveitados ou inutilizados na cidade de Nova Iorque (EUA). Este não é exemplo único, se olharmos para cima (ou para baixo dependendo da perspetiva), verificamos que as nossas cidades estão cheias de espaços disponíveis que podiam ser valorizados, reabilitados ou até produtivos com a criação de hortas no telhado.
Foi o que pensaram os diretores dos hotéis Crowne Plaza Porto, Grande Hotel do Porto e Íbis Nantes Centre Tour Bretagne do Grupo Accor, em França. Quartos com vista para um chão de cimento, restaurantes a precisarem  de ser abastecidos com legumes frescos ou pela simples vontade de diminuir a sua pegada ecológica, cada hotel reuniu as suas razões e levou avante a ideia de ter uma horta no telhado.

 

Saúde e sustentabilidade com hortas no telhado?

Em Dezembro de 2017, antes mesmo do ano acabar, com o frio a apertar e em tempo record, nascia a horta do terraço do Hotel Íbis Nantes Centre Tour Bretagne composta por 15 Growbeds Large. Com um departamento especialmente dedicado ao desenvolvimento sustentável o Grupo AccorHotels tem uma missão bem definida para 2020: reduzir em 30% o desperdício de alimentos; 100% dos restaurantes com uma carta saudável e sustentável; instalar 1000 hortas nos hotéis do Grupo. Alegando razões éticas e ambientais, a opção de combate ao desperdício envolve também razões económicas, já que na industria hoteleira e de restauração 25% dos alimentos comprados vão geralmente parar ao lixo. O desafio de instalar 1000 hortas tem como base dados da Unesco que prevê 70% da população global a viver em cidades em 2050, por a agricultura intensiva ser responsável por ¼ das emissões globais de CO2 e por um em cada dois clientes achar que esta é uma óptima ideia. Caroline Ebran e Rémi Le Gouill viram na Noocity a solução ideal para implementar hortas no telhado como a do Hotel Íbis em Nantes. Já este ano, a Noocity irá instalar mais uma horta para o Grupo Accor, desta vez em Grenoble!

 

hortas_no_telhado_rooftop_garden_potager_sur_les_toits_02

 

Um oásis produtivo em plena cidade.

Numa das avenidas mais movimentadas do Porto ergue-se um emblemático hotel da cidade com uma implementação urbanista invejável. Com um terraço de quase 400m2 livre e desimpedido, o Diretor do departamento Food & BeverageMário Carvalho não tardou a imaginar um fim bem mais produtivo e verde para aquele espaço. “Além de passarmos a ter um rápido e fácil acesso a alimentos sempre frescos e que encaixam na perfeição com o nosso conceito de cozinha mediterrânica – pura, natural e saudável -, este é o nosso contributo para uma cidade futurista e com hábitos cada vez mais amigos do ambiente” diz Mário Carvalho.

Muito nos orgulhamos desta horta no terraço, constituída por 25 Growbeds Grandes e a maior que instalamos na cidade do Porto. Logo no primeiro mês a horta já abastecia a cozinha do Chefe Jorge Sousa com rabanetes, beterrabas, funcho e alface. Ao bar do Hotel chegavam as aromáticas, como a hortelã chocolate, para dar um colorido e sabor especial aos cocktails. Segundo o chef Jorge Sousa, o objetivo era “Tornar o hotel auto-suficiente em alguns ingredientes, maximizar o controlo de qualidade e conseguir ter acesso a produtos que já não se encontram facilmente no mercado”.

Os hóspedes, além de pratos mais saudáveis e saborosos, ganharam um nova vista menos cinzenta e mais harmoniosa. Já a cidade, ganhou um novo jardim e tudo o que de positivo ele traz com ele!

Horta_corporativa_potager_dentreprise_corporate_garden
Horta Corporativa

Uma solução “chave na mão” com assistência da instalação até à colheita.

SAIBA MAIS SAIBA MAIS

Ficou interessado?

Receba as novidades do nosso blog e descubra todos os casos de sucesso